Ábaco Japonês
O Soroban é um instrumento utilizado para cálculos matemáticos e, apesar de ter sua origem ligada aosjaponeses, foi criado na China e levado ao Japão no século XVII.
Cada coluna possui 5 pedras chamadas contas. A primeira conta de cada coluna, localizada na parte superior, representa o número 5 enquanto as 4 contas inferiores representam 1 unidade cada.
Da direita para a esquerda, cada coluna representa uma potência de 10. Iniciando em unidade, dezena, centena, milhar, etc.
Técnicas aperfeiçoadas permitem que o Soroban seja utilizado para cálculos complexos de adição, subtração,multiplicação, divisão e raiz quadrada.
O uso do Soroban permite que as pessoas desenvolvam habilidades mentais relacionadas ao raciocínio matemático e à concentração como:
* Memorização de informações, principalmente números
* Visualização e criatividade
* Observação
* Pensamento rápido
* Cálculo mental
Por volta de 1600 D.C., os japoneses adotaram uma evolução do ábaco chinês 1/5 e chamado de Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido e ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930.
Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.
Ábaco asteca
O Ábaco Asteca também conhecido como Nepohualtzitzin foi descoberto através de escavações arqueológicas recentes, acredita-se que surgiu entre 900-1000 D.c, era feito de grãos de milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira, utilizava uma contagem de base 20 com 5 dígitos era composto por 7 linhas e 13 colunas, já que esses números eram sagrados para os astecas.
Este ábaco é composto por 7 linhas e 13 colunas.Os números 7 e 13 são números muito importantes na civilização asteca. O número 7 é sagrado, o número 13 corresponde à contagem do tempo em períodos de 13 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário